Quero ser Ricardo Kotscho para andar pela rua e não me acomodar num computador. Quero ser Robert Fisk para guerrear pela paz tendo como arma um microfone. Quero ser Hélio Fernandes para me libertar pelas grades e não me prender a cifrões. Quero ser Gay Talese para cuidar de cada palavra e ser sensível ao sentimento das pessoas. Quero ser Zuenir Ventura para escrever as minhas histórias dos outros. Quero ser Alberto Dines para observar a mim mesma. Quero ser John Reed para narrar dias que abalaram o mundo. Quero ser muitos. Eu mesma. Sou um ser em construção.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Era o que faltava... Neto de Stálin processa jornal russo por difamar seu avô

Da Redação do portal "Comunique-se", com informações da BBC

Yevgeny Dzhugashvilli, neto do ex-líder soviético Joseph Stalin, está processando o jornal Novaya Gazeta por difamação. Ele considera mentiroso um artigo que diz que seu avô ordenou pessoalmente as execuções de cidadãos soviéticos.

O professor de História Orlando Feges, da Universidade de Birkbeck, em Londres, disse em entrevista à BBC que o caso é bizarro. "Desde 1991, centenas de documentos dos arquivos da KGB sobre o assunto foram liberados e publicados. (...) Alguns contêm a assinatura de Stalin autorizando as execuções”, afirmou.

Em sua opinião, o processo contra o jornal faz parte de uma campanha mais ampla, iniciada pelo Kremlin há cerca de cinco anos, que tenta encorajar o povo russo a sentir orgulho do ex-líder Stalin.


------- // --------


=> Repito aqui um comentário que li sobre o assunto: "E a quem os milhares de netos das vítimas de Stálin devem processar?"

Nenhum comentário:

"O discípulo não supera o mestre, o complementa" (Luciene Félix, profª de filosofia da Escola Superior de Direito Constitucional - SP)

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."
(Platão)

"A amizade é mais importante do que a justiça, porque onde houver amizade, a justiça já está feita."(Aristóteles)

Este blog adota a