Quero ser Ricardo Kotscho para andar pela rua e não me acomodar num computador. Quero ser Robert Fisk para guerrear pela paz tendo como arma um microfone. Quero ser Hélio Fernandes para me libertar pelas grades e não me prender a cifrões. Quero ser Gay Talese para cuidar de cada palavra e ser sensível ao sentimento das pessoas. Quero ser Zuenir Ventura para escrever as minhas histórias dos outros. Quero ser Alberto Dines para observar a mim mesma. Quero ser John Reed para narrar dias que abalaram o mundo. Quero ser muitos. Eu mesma. Sou um ser em construção.

domingo, 28 de junho de 2009

Prof. Dr. Goffredo Telles Jr (16 de Maio de 1915 - 28 de Junho de 2009) Um jurista que honrou a toga e, aos 94 anos, se dizia um estudante. Salve ele!


Goffredo da Silva Telles Jr foi autor da "Carta aos Brasileiros" (clique aqui para conhecer o texto), considerado documento decisivo na derrocada dos militares e conseqüente abertura política do Brasil.
Telles lecionou direito na Universidade de São Paulo (USP) durante quase 45 anos. Mas, ao completar 70 anos, teve que se aposentar por força de lei. Pouco antes, foi honrado com o título de professor emérito da USP pelo voto unânime do Conselho Universitário. Ainda assim, continuou, pelos seus 24 anos restantes, a receber, em seu próprio escritório, grupos de estudantes que iam até lá para ouvi-lo dissertar sobre a Disciplina da Convivência Humana (a qual ele magistralmente apresenta no vídeo abaixo).


Para variar, a notícia sobre uma grande perda como essa para o nosso país, está longe de estar tendo o destaque merecido na imprensa. Só me fica uma pergunta que não quer calar: por que será, meu Deus, que o Brasil não tem o direito de ter na cadeira máxima do STF um homem assim?


Nenhum comentário:

"O discípulo não supera o mestre, o complementa" (Luciene Félix, profª de filosofia da Escola Superior de Direito Constitucional - SP)

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."
(Platão)

"A amizade é mais importante do que a justiça, porque onde houver amizade, a justiça já está feita."(Aristóteles)

Este blog adota a