Quero ser Ricardo Kotscho para andar pela rua e não me acomodar num computador. Quero ser Robert Fisk para guerrear pela paz tendo como arma um microfone. Quero ser Hélio Fernandes para me libertar pelas grades e não me prender a cifrões. Quero ser Gay Talese para cuidar de cada palavra e ser sensível ao sentimento das pessoas. Quero ser Zuenir Ventura para escrever as minhas histórias dos outros. Quero ser Alberto Dines para observar a mim mesma. Quero ser John Reed para narrar dias que abalaram o mundo. Quero ser muitos. Eu mesma. Sou um ser em construção.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Nos traços da história: 400 anos da invenção do telescópio

"Por que a invenção do telescópio é tão importante? Até o início do século 17, o povo acreditava (em parte, em virtude da Igreja), que a Terra fosse o centro do universo e que a humanidade era o coroamento da criação de Deus. Ainda que alguns cientistas questionassem esta crença já há algum tempo, pois as órbitas dos planetas não eram compatíveis com teorias geostáticas, foi preciso esperar até quase a segunda metade do século 17 antes que a maioria da comunidade científica admitisse que a Terra girasse em torno do Sol. A invenção do telescópio deu aos cientistas, como Galileu Galilei, a oportunidade de provar que o Sol estava no centro do nosso sistema solar. A observação através das lunetas de Galileu do crescente de Vênus, por exemplo, só poderia ser explicada se o planeta girasse em torno do Sol. Podemos afirmar com total segurança que a invenção do telescópio teve uma profunda influência sobre a humanidade, assim como a invenção da arte da impressão." (Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo, em artigo no JB de hoje, 08 de Junho de 2009. Para ler o artigo completo, clique aqui)

Nenhum comentário:

"O discípulo não supera o mestre, o complementa" (Luciene Félix, profª de filosofia da Escola Superior de Direito Constitucional - SP)

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."
(Platão)

"A amizade é mais importante do que a justiça, porque onde houver amizade, a justiça já está feita."(Aristóteles)

Este blog adota a