Quero ser Ricardo Kotscho para andar pela rua e não me acomodar num computador. Quero ser Robert Fisk para guerrear pela paz tendo como arma um microfone. Quero ser Hélio Fernandes para me libertar pelas grades e não me prender a cifrões. Quero ser Gay Talese para cuidar de cada palavra e ser sensível ao sentimento das pessoas. Quero ser Zuenir Ventura para escrever as minhas histórias dos outros. Quero ser Alberto Dines para observar a mim mesma. Quero ser John Reed para narrar dias que abalaram o mundo. Quero ser muitos. Eu mesma. Sou um ser em construção.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Jornalista é...


TRIBUNA DO DOMINGOS DE OLIVEIRA

23 definições interrogativas para a palavra jornalista

Um que diz: “meu ofício é dizer o que penso”?

Aquele amante da verdade que conta como ela é nua?

Amigo do mundo que me conta como ele vai passando?

Aquele tão deslumbrado que preferiu ser a testemunha da criação?

Amigo do instante que conta como ele pode ser eterno?

Alguém usando do poder econômico no jornal para sua vaidade?

Arauto que anuncia um mundo melhor?

Aquele que pode vender a alma sem Mefisto por perto?

Filho-da-puta do tipo competitivo que só pensa besteira?*

Um escritor frustrado treinando o almejado ofício?

Um que ajuda pobres e ricos a alcançar o poder?

Qualquer coisa de intermediário entre a verdade e a mentira?

Um homem que se alimenta da vida dos outros gulosamente?

Aquele que semeia a notícia no campo fértil do mundo?

A profissão heroica que denuncia mesmo sendo a denúncia
conhecida?

Um membro do primeiro poder que subestima sua importância?

Aquele que sabe que jornal nem sempre diz a verdade?

Um ingênuo que pensa que pode dar uma opinião imparcial?

Um que registra, grava, espalha eventos, e intervém na realidade?

Uma peça de um quebra-cabeças político altamente
duvidoso e mentiroso?

Aquele que acha certo o que o jornal não faz?

Gente convencendo os outros de que a verdade está no papel?

Alguém que acha a vida tão interessante que tenta eternizá-la?


Saiu no jornal "O Globo", de 14 de Junho de 2009. Para ler outras definições de outras pessoas, também publicadas pelo jornal no mesmo dia, clique aqui.

---------- // -----------

=> Estou reproduzindo as 23 definições do cineasta e dramaturgo Domingos de Oliveira fielmente, tal como foram publicadas pelo jornal. Algumas são bem interessantes mesmo, como a última. Já algumas* prefiro nem comentar.

Nenhum comentário:

"O discípulo não supera o mestre, o complementa" (Luciene Félix, profª de filosofia da Escola Superior de Direito Constitucional - SP)

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."
(Platão)

"A amizade é mais importante do que a justiça, porque onde houver amizade, a justiça já está feita."(Aristóteles)

Este blog adota a