Quero ser Ricardo Kotscho para andar pela rua e não me acomodar num computador. Quero ser Robert Fisk para guerrear pela paz tendo como arma um microfone. Quero ser Hélio Fernandes para me libertar pelas grades e não me prender a cifrões. Quero ser Gay Talese para cuidar de cada palavra e ser sensível ao sentimento das pessoas. Quero ser Zuenir Ventura para escrever as minhas histórias dos outros. Quero ser Alberto Dines para observar a mim mesma. Quero ser John Reed para narrar dias que abalaram o mundo. Quero ser muitos. Eu mesma. Sou um ser em construção.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

É impressão minha ou há um homem contemplando o céu?

Muito além do guarda-chuva (trecho)

Por Renato Farias

Na despreocupação da infância, eu ficava deitado contemplando o céu e as formas que as nuvens iam tomando. E fui compreendendo aos poucos o que leva uma pessoa a optar pela profissão de metereologista. As informações apresentadas por eles devem ir muito além da possibilidade de sabermos se é preciso ou não sair de casa portanto um guarda-chuva. Não podemos esquecer o componente lúdico: uma das cadeiras do curso de Meteorologia, por exemplo, chama-se "Física das Nuvens". Além disso, segundo os próprios, é preciso boa inclinação para as matemáticas, amor ao meio ambiente e uma vontade imensa de colaborar para a melhoria da qualidade de vida do planeta*.

Renato Farias é jornalista.

Este é um trecho de um texto publicado pelo informativo Canal Saúde, veiculado pela Fundação Oswaldo Cruz.

----- // -----

* Eu acrescentaria que essa vontade precisaria ser comum a todas as profissões e que certamemente esse "componente lúdico" faz falta na mente de profissionais das mais diversas áreas.

Nenhum comentário:

"O discípulo não supera o mestre, o complementa" (Luciene Félix, profª de filosofia da Escola Superior de Direito Constitucional - SP)

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."
(Platão)

"A amizade é mais importante do que a justiça, porque onde houver amizade, a justiça já está feita."(Aristóteles)

Este blog adota a