Quero ser Ricardo Kotscho para andar pela rua e não me acomodar num computador. Quero ser Robert Fisk para guerrear pela paz tendo como arma um microfone. Quero ser Hélio Fernandes para me libertar pelas grades e não me prender a cifrões. Quero ser Gay Talese para cuidar de cada palavra e ser sensível ao sentimento das pessoas. Quero ser Zuenir Ventura para escrever as minhas histórias dos outros. Quero ser Alberto Dines para observar a mim mesma. Quero ser John Reed para narrar dias que abalaram o mundo. Quero ser muitos. Eu mesma. Sou um ser em construção.

sábado, 11 de abril de 2009

Uma pérola...

Foto: Ana Lontra Jobim (2ª esposa de Tom)
Foto: Arquivo BR
Foto: Leonardo Aversa /
O Globo

Minha relação com os dicionários se devia ao fato de minha ignorância ser infinitamente maior do que o que eu sabia. Daí a tentativa de aprender as coisas nos dicionários. Nada acadêmico, nunca fui filósofo. O homem inventou estradas, auto-estradas, um caos. Não se pode andar na rua e, de carro, então, nem se fala. Foi a inteligência que nos levou a todos esses absurdos. A destruição da natureza, a violência, o banditismo. Como diz Noel Rosa: "Mas a filosofia hoje me auxilia a viver indiferente assim. Nessa solidão sem fim, vou fingindo que sou rico para ninguém zombar de mim". E continua Noel: "Quanto a você, da aristocracia, tem dinheiro, mas não compra a alegria. Há de viver eternamente sendo escravo dessa gente que cultiva a hipocrisia". O cultivo da hipocrisia chegou a um ponto em que o país ficou de cabeça para baixo. Como disse Chico Buarque, “dinheiro é bom para comprar uísque, charuto e pagar o aluguel”. Quando o dinheiro é tudo, a vida vira a maior chatice.

Assinado: Antônio Carlos Brasileiro Jobim.

Reproduzido do site oficial de Tom.

Nenhum comentário:

"O discípulo não supera o mestre, o complementa" (Luciene Félix, profª de filosofia da Escola Superior de Direito Constitucional - SP)

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."
(Platão)

"A amizade é mais importante do que a justiça, porque onde houver amizade, a justiça já está feita."(Aristóteles)

Este blog adota a