Quero ser Ricardo Kotscho para andar pela rua e não me acomodar num computador. Quero ser Robert Fisk para guerrear pela paz tendo como arma um microfone. Quero ser Hélio Fernandes para me libertar pelas grades e não me prender a cifrões. Quero ser Gay Talese para cuidar de cada palavra e ser sensível ao sentimento das pessoas. Quero ser Zuenir Ventura para escrever as minhas histórias dos outros. Quero ser Alberto Dines para observar a mim mesma. Quero ser John Reed para narrar dias que abalaram o mundo. Quero ser muitos. Eu mesma. Sou um ser em construção.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

E "toda nudez será castigada"...

Foto: Ian Bradshaw
Inglaterra e França disputavam uma partida de rúgbi no estádio Twickenham, nos arredores de Londres. Era uma tarde de Fevereiro de 1974, e na platéia estava a princesa Alexandra, prima da Rainha Elizabeth II. Durante o intervalo, um australiano de 25 anos surgiu no campo correndo nu. Foi logo cercado por policiais, tão preocupados em pará-lo quanto em esconder a nudez. Um dos agentes cobriu o manifestante com um capacete, enquanto outro apareceu andando às pressas, segurando um casaco nas mãos - e foi nesse momento que o fotógrafo britânico Ian Bradshaw, então com 31 anos, disparou seu clique mais famoso. Bradshaw fotografava o jogo para o jornal "Daily Mirror". O jovem nu, Michael O'Brien, tinha apostado com os amigos que aceitaria o desafio. Ganhou 10 libras, exatamente o valor da fiança estipulada pelo juiz. Mais tarde, Michael voltou para a Austrália, onde se tornou comerciante, e Bradshaw passou a viver nos Estados Unidos. "Eu estava no lugar certo na hora certa", diz ele.

Saiu na revista "Aventuras na História", edição 66, Janeiro 2009.

Nenhum comentário:

"O discípulo não supera o mestre, o complementa" (Luciene Félix, profª de filosofia da Escola Superior de Direito Constitucional - SP)

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."
(Platão)

"A amizade é mais importante do que a justiça, porque onde houver amizade, a justiça já está feita."(Aristóteles)

Este blog adota a